Friday, March 22, 2013

Ler

Existem dois motivos para eu ter uma enorme necessidade de um livro: para fugir da realidade ou para a perceber.
Por vezes é mais fácil afundar-me num livro, nos dramas e problemas de outros em vez de nos meus próprios e nessas alturas é bom ter um livro tão envolvente que não nos deixe pensar noutra coisa. Que nos preencha e nos ocupe completamente. Estes são os livros que nos marcam que nos prendem e nos deixam a cabeça às voltas com as personagens, com as opções, as oportunidades. Estes são os livros realmente bons.
Outras vezes não preciso de fugir da realidade, apenas trazer um pouco de luz, para que posso vê-la melhor, percebê-la melhor. Neste caso o livro pode ser apenas uma ferramenta, ou através das personagens ou por me ajudar a distanciar o suficiente para conseguir adquirir perspectiva.Nestes livros não preciso de algo tão bom. apenas de algo por onde me agarrar.
E claro que há aquelas vezes em que a necessidade já não é tão grande mas um livro ajuda... A passar o tempo, a entreter, a libertar a mente antes de dormir...
Por isso tenho sempre um livro...

No comments: