Fugindo um pouco ao estilo habitual dos meus post's hoje decidi partilhar as minhas meditações sobre a visita de estudo que fiz ontem na cadeira de Gestão e Conservação de Vegetação e Sistemas Agro-Florestais (sim, isto é só o nome, advinhem o que é ter q decorar o resto da informação da cadeira!). Ora esta visita tornou-se particularmente suspeita quando, dos alunos do mestrado de Engenharia Florestal que partilham as aulas desta cadeira connosco, nenhum apareceu... Ficámos portanto nós os biólogos entregues a dois professores, ambos engenheiros florestais.
Concluo agora que este facto não foi ocasional, de facto esta visita foi planeada com o objectivo de eliminar alguns biólogos antes de eles terem oportunidade de chegar ao mercado de trabalho e roubar as vagas aos engenheiros! Este nosso passeio incluiu passagens estreitas junto a ravinas em que tinhamos de avançar com muito cuidado tentando não escorregar. Claro que eu habilidosa como sou ainda resvalei no trilho, ficando com um pé no caminho e outro no precipício em direcção ao mar! Tumtumtumtum (coração a bater)
Outra experiência interessante foi a parte em que um dos professores no disse para experimentarmos apalpar uma planta (chamemos-lhe uma Euphorbia por uma questão de decência) e quando ficámos com as mãos cheias de um líquido branco o professor nos diz: "Ficaram com latex nas mãos?Isso é extremamente venenoso!". Não sei, era coisa para nos ter avisado antes... Mas não, e depois até que tivessemos oportunidade de lavar as mãos demorou... O tempo suficiente para que eu me visse aflita das lentes e tivesse que resistir à necessidade de esfregar os olhos!
Como atentado último foi a constante tentativa de nos fazer comer frutos de plantas desconhecidas sem que eu tivesse muita confiança naquilo... Já precavida com a história do latex venenoso resisti a essa nova experiência...A ver vou quantos dos meus colegas vão aparecer nas aulas 5a feira...
No fim da visita os professores esclareceram-nos porque nnão gostam dos biólogos... Ao que parece os biólogos são uns preguiçosos que ficam o dia todo sentados sem fazer nada a ler "A Bola". O engraçado é que eu pensava o mesmo dos engenheiros...Isso e o só pensarem em árvores como potenciais tábuas... ou carvão para churrascos...
Enfim...